Search billions of records on Ancestry.com
   

FORÇA AÉREA BRASILEIRA
BACO - Base Aérea de Canoas

baco.gif (9356 bytes)

HISTÓRICO

A origem da Base Aérea de Canoas remonta a 29 de março 1933 com a ativação do 3º Regimento de Aviação do Exército sediado em Santa Maria, RS.

Em 1935, ocorre o início de preparação do terreno, na localidade de Canoas, então município de Gravataí, para a construção de um campo de pouso e instações para a nova sede do 3 º Regimento de Aviação.

Em 1937, o 3° Regimento de Aviação é transferido para Canoas e ocupa o local, onde hoje se encontra o Quartel-General do V COMAR - Comando Aéreo Regional.

Em 20 de janeiro de 1941, com a criação do Ministério da Aeronáutica, o acervo de pessoal e material da Aviação Militar do Exército, transfere-se para a nova arma.

Finalmente, o Decreto-Lei 6814, de 21 de agosto de 1944, cria a Base Aérea de Canoas.

Em 1941, ela é extinta com a criação da base Aérea de Porto Alegre que ocupa as instalações construídas às margens do rio Gravataí, permanecendo até os dias atuais.

Em 21 de agosto de 1961, a Base Aérea de Porto Alegre volta à denominação definitiva de Base Aérea de Canoas numa homenagem ao município que sempre acolheu e acolhe fraterna e amigavelmente, os militares que atuam nas organizações militares da Força Aérea Brasileira.

A missão da base é prosseguir no apoio às unidades sediadas, bem como aquelas eventualmente desdobradas no extremo sul do país.

Atualmente, a Base Aérea de Canoas é sede de cinco unidades:

1°/14° GAv - Grupo de Aviação (Tiger F-5EM)
5° ETA - Esquadrão  de Transporte Aéreo (Bandeirante)
2°/1° Grupo de Comunicação e Controle
Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Canoas
BINFE - Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial de Canoas

Mantenedora de uma parcela considerável do poder aeroespacial brasileiro, a BACO orgulha-se de ser uma das sentinelas avançadas da soberania nacional, tendo como lema:
                                           "Aqui se cultua a eficácia".

 

UNIDADES ALOCADAS NA BACO:

 

1º/14º GAv - 1º Esquadrão do 14º Grupo de Aviação

Esquadrão Pampa

 

5º ETA - Esquadrão de Transporte Aéreo

Esquadrão Pégaso

 

última atualização em 04/agosto/2006

index

email

Copyright © 2006 - Ordem de Batalha